Porque homens tem mamilos?

A resposta a esta pergunta se encontra na determinação do sexo do indivíduo durante o desenvolvimento embrionário. Humanos são mamíferos, o que significa que precisa-se de produção de leite para nutrição das crias nos estágios iniciais de vida. Todos seres humanos começam seu desenvolvimento embrionário como uma fêmea, de órgãos reprodutivos a mamilos, até que o cromossomo Y se manifeste após a quarta semana de gestação. A formação primária de glândulas mamárias e tecidos é algo permanente entre espécies de mamíferos, estas começam a se formar cedo durante o desenvolvimento, antes mesmo da definição do sexo do ser vivo.

A gônada (glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais) do embrião aparece por volta da quarta semana de desenvolvimento e até aqui ela é considerada indiferente, significando que gênero não exerce papel importante no desenvolvimento a esse ponto. Isso continuará por mais algumas semanas. Durante a oitava semana, células germinativas começam a sofrer determinação de sexo, embriões machos secretarão fatores que bloqueiam o desenvolvimento de dutos e estruturas femininas. Uma vez que o embrião masculino produz testosterona, o hormônio pode influenciar outras características específicas do sexo pelo corpo.

Não existe vantagem evolucionária em homem ter mamilos, mas tê-los também não traz malefícios, por isso não houve preocupação em se remover tal característica. Desenvolver tais estruturas também não deve ser custoso energeticamente falando, pois muito do trabalho envolvido em desenvolver tecido e glândula mamária em fêmeas acontece durante a puberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *