Por que o valor do dinheiro muda com o passar do tempo?

O poder de compra do dinheiro é determinado pela demanda e fornecimento deste, assim como os preços de todos bens e serviços. A relação particular entre demanda e fornecimento determina seu particular poder de compra. Podemos observar a variação do valor do dinheiro a partir da análise de dois elementos: o dinheiro e bens/serviços.

Em relação ao primeiro, pode-se verificar vários fatores que afetam a demanda por este. Uma população em crescimento por exemplo, ávida por consumir, gera nova demanda, o que tende a aumentar o poder de compra do dinheiro e reduzir o preço de produtos. Inversamente, uma população em declínio geraria o efeito oposto.

Mudanças em divisão de trabalho, como aumento de especialização e surgimento de novos negócios, também afetam o valor do dinheiro. Sob uma divisão de trabalho altamente avançada e moderna, o trabalhador ambiciona satisfação de seus desejos, se a demanda por produtos tende a aumentar, o valor de troca do dinheiro diminui.

Avaliando-se bens e serviços, nota-se que quando o suprimento de bens disponíveis é diminuído, embora a quantidade de dinheiro permaneça imutável, o valor do dinheiro diminui. Por exemplo, em uma guerra, quando os canais de suprimento são fechados pelo inimigo ou quando resultados da economia são reduzidos pela falta de força de trabalho, o valor do dinheiro tende a diminuir e o valor de bens se eleva, embora a quantidade de dinheiro permaneça imutável.

Do mesmo modo, uma greve geral que paralisa a economia, reduzindo o suprimento de produtos, aumenta o preço de bens e simultaneamente diminui o poder de compra do dinheiro. De fato, toda greve ou sabotagem de produção econômica tende a afetar os preços e o valor do dinheiro. Alguns economistas também citam o nível de impostos como um importante fator na determinação do valor do dinheiro. Sempre que o governo consome mais que X% do produto nacional, a redução em capacidade produtiva como um resultado de taxas de impostos opressivas causa o aumento no preço de bens e o poder de compra do dinheiro cai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *