Por que o governo emite títulos públicos?

O Governo Federal emite títulos públicos de modo a angariar recursos para financiar suas atividades e pagar sua dívida mobiliária. Os recursos captados são utilizados com a finalidade de financiar a dívida pública brasileira e garantir investimentos em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Dentro de um prazo estipulado na hora do investimento, o governo deve retornar o valor aplicado, acrescido de um valor adicional, que varia de acordo com a taxa de juros definida no ato de aquisição do título. Os governos estaduais e municipais também emitem títulos públicos, no entanto, os federais são mais utilizados pelo mercado, e consequentemente possuem maior liquidez.

No Brasil existem diversos tipos de títulos públicos ofertados, tais títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou indexados à inflação. O investidor deve escolher a opção mais compatível com seu perfil e o objetivo de investimento. Muitas pessoas optam pelo investimento em títulos púbicos porque o risco de investimento é baixo, pois o governo é uma grande máquina, com grande geração de caixa e dispõe de vários instrumentos para quitação de suas dívidas, ele pode por exemplo, aumentar os impostos ou imprimir mais dinheiro. Além disso, os títulos públicos são considerados os ativos de menor risco da economia do país, pois são totalmente garantidos pelo Tesouro Nacional.

A Secretaria do Tesouro Nacional é órgão responsável pela emissão e controle dos títulos, e pela administração da dívida mobiliária federal. Como os títulos públicos são ativos de renda fixa, sua rentabilidade pode ser dimensionada no momento do investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *