Por que o estômago ronca?

Geralmente o roncar do estômago é associado à fome, no entanto tal fenômeno pode acontecer a qualquer momento, estando seu estômago vazio ou não. Além disso o ronco não acontece apenas no estômago, mas também pode vir dos intestinos. O roncar da barriga é geralmente associado à fome porque quando o estômago e intestinos se encontram vazios, o barulho feito é mais alto, pois não existe conteúdo para abafar o som.

Quando as pessoas ouvem ruídos vindos de sua barriga, boa parte do que se ouve é gás e movimento dos intestinos. Mesmo quando você não está comendo, seus intestinos se movimentam. Algumas pessoas possuem mais gases do que outras, e existem várias razões para isso. Uma das razões mais comuns é engolir ar, isso pode acontecer quando se come rápido demais ou quando se fala enquanto come, o que causa absorção de quantidade de ar pelo esôfago e estômago.

Outra causa de ruído no estômago é ar produzido no trato intestinal, o que na maioria das vezes acontece devido à má absorção de nutrientes. O caso mais comum disso é a intolerância à lactose. Quando a lactose não é absorvida no intestino pela falta da enzima lactase, as bactérias ao invés de quebrar as moléculas, liberam gases no intestino. Caso similar também acontece em relação à absorção de frutose e corantes artificiais encontrados em gomas de mascar sem açúcar e refrigerantes diet, pois eles também possuem moléculas difíceis de absorver.

Ruídos intestinais podem ser incômodos e embaraçosos, mas geralmente é algo comum, faz parte do funcionamento natural do seu sistema digestivo, no entanto, se tais barulhos vierem acompanhados de náuseas, vômitos e outros sintomas mais graves, deve-se procurar um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *