Por que nosso corpo precisa de vitaminas?

A resposta para essa pergunta é simples. Nosso corpo não é capaz de produzir todos os nutrientes necessários para funcionar apropriadamente, então devemos adquirir tais nutrientes extras através do consumo de alimentos. As chamadas vitaminas são complexos necessários ao crescimento e funcionalidade natural de nosso sistema biológico.

Muitos dos compostos de que nossas células precisam para funcionar com saúde podem ser produzidos pelas nossas células a partir de outros nutrientes. Por alguma razão, a raça humana evoluiu sem a habilidade de produzir a quantidade mínima do que chamamos de vitaminas. Durante o período de evolução elas se encontravam presentes em uma ampla quantidade de frutas e legumes, portanto, nós não carecíamos de produzi-las.

Precisamos apenas de uma quantidade mínima de vitaminas, e elas ainda se encontram presentes em muitos alimentos. No entanto, ainda é possível se tornar deficiente em tais nutrientes, o que prejudica a saúde. É curioso o fato de que, analisando-se outras espécies, vê-se que nem todas precisam das mesmas vitaminas. Por exemplo, pássaros e certas espécies de porcos são capazes de produzir sua própria vitamina C.

Ao contrário do que comumente se pensa, não há benefícios em se consumir quantidade extra de vitaminas, além do que se é necessário, como por exemplo, através da ingestão de suplementos. Já foi demonstrado que tais suplementos podem na verdade prejudicar a saúde. No entanto, há casos em que o consumo destes em situações específicas definidas por pesquisa científica é recomendado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *