Por que nosso corpo precisa de carboidratos?

Carboidratos são complexos orgânicos compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo a principal fonte de energia para nosso corpo. Eles fornecem a energia consumida em primeiro lugar pelo nosso organismo, antes mesmo de proteínas, gorduras e álcool. Muitas fontes indicam que cerca de 45- 60% do nosso consumo de energia deve vir de carboidratos.

Tais compostos têm importante papel em nossa constituição, não apenas por prover grande parte da energia necessária ao nosso organismo, mas também por fornecer nutrientes para bactérias boas em nossos intestinos, o que ajuda na digestão de alimentos; proteger nossos músculos, pois pelo fato de serem a primeira fonte de energia, a ausência destes, faria com que as proteínas de nossos músculos fossem utilizadas, o que provavelmente levaria nosso corpo a consumir seus próprios músculos.

Uma vez que ocorre a digestão, todas as formas de carboidratos são convertidas em açúcar chamado glicose. Glicose é a principal forma de energia para os músculos e outras partes do corpo. Antes de fazer exercícios físicos você precisa garantir que seus músculos estão bem abastecidos.

A quantidade de carboidratos necessários depende do nível de atividade que você executa. Quanto mais ativo você for, maior será a quantidade de carboidratos necessários para abastecer seus músculos. Uma boa forma de identificar se você está se alimentando suficientemente é o quão energético você se sente durante sessões de exercícios físicos. Se você fatigar rapidamente, isso sugere que seus níveis de glicose encontram-se baixos e sua ingestão de carboidratos encontra-se insuficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *