Por que algumas pessoas têm um olho de cada cor?

Esse fenômeno é bem incomum e pode ser causado por vários fatores, podendo ser desenvolvido com o tempo. A cor da íris se desenvolve durante os primeiros meses após o nascimento, os níveis do pigmento melanina determinarão quão escuro os olhos serão. Quanto menos melanina na íris, mais claro serão os olhos da pessoa, e vice-versa.

Às vezes porém, a concentração e distribuição da melanina não é uniforme, o que gera uma condição conhecida como heterocromia. Esta condição pode se manifestar de variadas formas. Existe a heterocromia completa, quando cada olho possui uma cor distintamente diferente, como por exemplo, um marrom e outro azul; heterocromia central, quando os olhos mostram várias cores, como uma íris azul com um anel marrom dourado ao redor da pupila; e heterocromia setorial, quando uma íris possui um toque de cor diferente da sua tonalidade geral, como os olhos da atriz Kate Bosworth.

Anormalidades na pigmentação dos olhos não necessariamente são um sinal de problemas de saúde. Esta pode ser uma simples heterocromia, e é geralmente herdada de um progenitor. No entanto, a heterocromia é uma característica comum de várias desordens genéticas hereditárias. Por exemplo, a síndrome de Waardenburg provoca a perda de cabelos em crianças, torna os cabelos prematuramente grisalhos e causa variados graus de heterocromia. Outra doença hereditária que causa heterocromia é a neurofibromatose, que afeta o sistema nervoso e provoca a formação de tumores no tecido nervoso. A formação de tumores no interior dos olhos pode causar heterocromia.

Coloração irregular dos olhos também pode ser causada por lesões, infecções ou ligeiras inflamações que afetam apenas um olho, tal como a presença de corpos estranhos. Heterocromia também pode ser causada por glaucoma, que é um grupo de condições oculares que danificam o nervo transportador de informações visuais do olho para o cérebro.

O início súbito de heterocromia pode ser o sinal de uma condição médica, e um exame oftalmológico completo deve ser realizado para detectar qualquer causa grave.

1 Comentário

  1. hugo

    23 de Janeiro de 2016 às 15:44

    foi o que eu entendi?
    infecção pode causa cores diferentes nos olhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *