Por que algumas mulheres têm dificuldade para engravidar

A infertilidade é diagnosticada quando uma mulher tenta engravidar pelo período de um ano sem sucesso, ou quando ela tem repetidos abortos. O problema de fertilidade não se resume apenas à mulher, mas também pode estar relacionado ao homem, ou a ambos, por isso os dois parceiros devem ser testados em caso de problemas de fertilidade.

Pode levar até um ano para uma mulher conseguir engravidar, isso é considerado normal. Profissionais da saúde aconselham a tentativa pelo período de um ano antes de testar para infertilidade. No entanto, uma boa ideia seria procurar ajuda médica para discutir sobre cuidados pré-gravidez antes de começar a tentativa. Alguns profissionais da saúde aconselham mulheres com mais de 35 anos a procurar fazer o teste de infertilidade depois de 6 meses de tentativa de gravidez.

As taxas de infertilidade feminina parecem estar em ascensão. Especialistas dizem que uma das razoes é porque mais mulheres estão optando por ter filhos em idade mais avançada. Há muitas razões para a mulher experienciar infertilidade como não ovulação; trompas de falópio bloqueadas, de forma que o esperma não chegue ao óvulo; ovos de má qualidade; forma do útero; endometriose; entre outros. Em alguns casos não há razão para a infertilidade, o que é conhecido como infertilidade inexplicada.

Alguns problemas de saúde também podem tornar o processo de engravidar mais difícil. Não espere um ano inteiro para tentar engravidar se você possui histórico de gravidez ectópica, períodos de menstruação irregulares, doenças pélvicas inflamatórias, abortos repetidos, problemas de tireoide, histórico de doenças sexualmente transmissíveis, problemas de saúde que causam alteração hormonal, entre outros.

Submissão a processos de radioterapia ou quimioterapia, excesso de peso, fata de peso, exposição a tóxicos (como chumbo ou pesticidas), uso excessivo de drogas, consumo de álcool, e dieta pobre também são fatores que influenciam na fertilidade da mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *