Por que a lua orbita a Terra?

Tal fato pode ser explicado pela Teoria da Relatividade Geral desenvolvida por Einstein em 1915. Em que se diz que objetos com massa causam distorção no tempo-espaço. Albert Einstein concluiu que tempo e espaço estão entrelaçados em um único contínuo conhecido como tempo-espaço. Imagine um corpo largo sendo colocado no centro de um trampolim. Tal corpo iria pressionar o tecido, criando uma curva ao fundo. Se uma pedra fosse colocada na borda do trampolim, ela se moveria em espiral em direção ao corpo largo, do mesmo jeito com que a gravidade puxa corpos no espaço.

Objetos com massa curvam tempo-espaço na sua vizinhança, e essa curvatura influencia a movimentação de outros objetos. Quanto maior a massa e densidade do objeto, maior será a curvatura de tempo-espaço. Logo, a lua orbita porque a Terra curva tempo-espaço nas vizinhanças da Lua. Embora a lua também curve tempo-espaço (pelo fato de ter massa), a curvatura na vizinhança da lua é dominada pela Terra, o que faz a lua orbitar ao redor do planeta. Essa interação entre massa e curvatura causa a gravitação e forças centrípetas.

Força gravitacional entre a lua e a Terra tenta puxar a lua. Esse puxão constante na lua à medida que ela move ao redor da Terra é chamado de força centrípeta. Essa força é equilibrada pela força centrífuga, que puxa a Terra e mantém a lua em movimento. Esse balanço entre força centrífuga e centrípeta mantém a lua em órbita com a Terra. Se essas forças fossem de magnitudes diferentes, os dois corpos colidiriam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *