Por que a lua muda de fase?

Lua Nova, Crescente, Quarto Crescente, Crescente Convexa, Cheia, Minguante Convexa, Quarto Minguante e Minguante. Já se perguntou por que a lua possui tantas fases? Para entender essas mudanças precisamos imaginar três elementos ao mesmo tempo, o sol, a lua e o planeta Terra.

A lua é uma esfera que orbita ao redor da Terra, por esse motivo, ela é iluminada de vários ângulos pelo sol. Em lua nova, a lua se encontra entre a Terra e o sol, por isso, o lado da lua voltado para nós não recebe luz solar direta, e é iluminado apenas por uma luz solar fraca refletida a partir Terra. À medida que a lua orbita pela Terra, o lado que vemos vai gradualmente se tornando mais iluminada pela luz direta do Sol.

A lua passa por um ciclo completo de mudança de fases em aproximadamente um mês, 29.5 dias, o que é conhecido como período sinódico ou lunação. Esse é o tempo levado para a lua voltar a mesma posição de antes observada a partir da Terra. Apesar disso, a quantidade de dias do período sinódico não é precisa, pois a movimentação da lua é afetada por várias forças de diferentes intensidades. Portanto, equações complexas são utilizadas para determinar a exata posição e fase da lua em dado ponto no tempo.

A órbita da lua se diferencia da órbita do Sol por aproximadamente cinco graus, por essa razão, em fase de lua nova, a lua não bloqueia o sol, ou a Terra não bloqueia a luz do sol de atingir a Lua em fase de Lua Cheia. No entanto, durante momentos especiais durante o ano, a lua e sol se alinham, o que é chamado de eclipse solar, e pode ocorrer somente durante fase de lua Nova. Já quando a Terra projeta uma sombra sobre a lua, tal fenômeno é chamado de eclipse lunar ocorrendo somente durante fases de lua cheia.
Em resumo, as fases lunares são criadas pela mudança de ângulos (posições relativas) da Terra, lua e sol, à medida que a lua orbita ao redor da Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *