O que faz uma governanta

Se você pensou naquela senhora, de aparência sisuda, com aqueles uniformes pretos com aventais brancos, trabalhando em uma mansão de cinema, não poderia estar mais enganado! A profissão de Governanta deixou de ser faz um bom tempo relacionada a mansões ou coisas do gênero, e hoje é uma das mais requisitadas no setor de hotelaria.

Cabe a Governanta (ou, ao Gerente de Governança, para o caso do cargo ser exercido por homens) o gerenciamento dos serviços de limpeza e organização de um hotel. Trata-se de uma das áreas vitais da hotelaria, pois é uma das mais notadas e levadas em consideração pelos hóspedes. Todos gostam de se hospedar num local visivelmente limpo e organizado, com camas muito bem arrumadas e aquele “cheirinho de limpeza”, e isso tudo é providenciado pela Governanta.

A Governanta coordena diversos setores de um hotel, como camareiros, zeladores e atendentes, providenciando o máximo conforto dos hóspedes. Também é responsável por parte da burocracia interna, organizando compras e outras rotinas administrativas.

Salário inicial
Hotéis e pousadas de pequeno porte pagam a partir de R$ 800,00, mas grandes redes têm salários que podem chegar a R$ 4.000,00.

O que estudar?
Exige-se pelo menos ensino médio, e muitas governantas começaram como camareiras ou zeladores, progredindo na carreira, mas existem cursos técnicos de Governança Hoteleira. Grandes redes de hotéis exigem cursos superiores com especialização em hotelaria.

12 Comments

  1. Silvia Maria Fernandes Barbosa

    31 de julho de 2012 às 12:49

    Gostaria de ficar atualizada no que diz respeito a tudo sobre governança.
    Por favor enviar Email. sobre qualquer assunto na área de Hotelaria e Governança.
    Adorei o site e as informações.

    Muito Obrigada.

  2. tatiane

    27 de setembro de 2013 às 9:33

    Estou começando com o cargo de Governanta em uma Pousada,e gostaria de receber todas informações possíveis sobre este cargo que ainda é muito recente e me assusta um pouco.
    Agradeço muito pelas dicas que poderão facilitar muito no meu trabalho.

  3. Augusta Oliveira

    20 de Fevereiro de 2014 às 21:27

    Estou pensando,fazer o curso de Governanta, para mudar um pouco a minha rotina, hoje trabalho como Copeira em uma loja,e gostaria de receber informações, sobre o cargo de Governanta para que eu possa dar inicio ao curso.

  4. luciana theodoro

    26 de julho de 2014 às 10:09

    Bom dia sou supervisora de andares e gostaria de receber mas informações sobre governata desde já agradeço

  5. nicoly

    11 de setembro de 2014 às 0:07

    Estou trabalhando em uma grande rede de hotéis,comecei como governanta e estou amando essa nova experiencia na minha vida.
    Gostaria de receber tudo que se diz respeito sobre governança.

    grata

    • sonia martins

      16 de julho de 2016 às 17:31

      Nicoly,vi seu comentario e gostaria de saber mais informações sobre o cargo.É que estou pra embarcar nessa profissao e se voce puder me ajudar,ficarei imensamente grata.

  6. silvana rocha loureiro monfort

    23 de setembro de 2014 às 16:11

    gostaria de saber mais sobre o cargo de governanta.
    pois estou no cargo a três meses estou gostando muito e quero aprender mais.

  7. vera lucia mendes silva

    17 de Março de 2015 às 14:48

    Oi nao sei nada de governança de hotelaria mas preciso rapidamente de aprender e gostaria muito da vossa ajuda.obrigada pela atençao

  8. Jane

    2 de junho de 2015 às 22:20

    Eu, estou com muita vontade de fazer curso de governança.
    Será um novo desafio da minha vida.
    Gostaria de ser informada, me ajudam.
    Obrigada,
    Jane.

  9. Andreia Ferreira

    12 de julho de 2016 às 18:57

    Ola! estou na área de governança a pouco tempo e gostaria de me aperfeiçoar e me tornar mais capacitada para o cargo..desde ja agradeço

  10. Evelyse levy

    25 de agosto de 2016 às 18:24

    Olá eu neste momento estou a trabalhar como camareira já faz um ano e gostaria muito de ser Governanta sendo que acredito que estou preparada psicologicamente assumir este cargo e quero progredir no meu hotel .. preciso da vossa ajuda obrigada

  11. Perla Patrícia Moura Barbosa

    24 de novembro de 2016 às 20:41

    Boa noite,
    Eu era recepcionista eme ofereceram um cargo como governanta. …é quero muito me profissionalizar na área. ..por favor gostaria de receber muitas dicas, sugestões….como me comportar diante aos meus subordinados. ..fico no aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *