O que faz um zoólogo

A zoologia é o ramo da ciência biológica que estuda os animais em todos os aspectos e por isso se subdivide em outras áreas de estudos que ajudam a compreender os animais em toda a sua complexidade. Alguns dos ramos da zoologia são a etologia, que estuda o comportamento dos animais; a entomologia, que estuda os insetos; a herpetologia, que estuda répteis e anfíbios; a malacologia, que estuda os moluscos; a mastozoologia, que estuda os mamíferos; a ornitologia, que estuda as aves; a ictiologia, que estuda os peixes.

Assim sendo, o trabalho do zoólogo é quase sempre na área de pesquisa e investigação, direcionando o seu trabalho de investigação para uma das áreas específicas da zoologia em busca de encontrar respostas para problemas como a extinção de espécies, impacto ambiental do crescimento urbano, ajudar a conhecer e nomear novas espécies, entre outros.

Apesar de ser um trabalho de pesquisa e investigação, isso não quer dizer que o zoólogo fica dentro de um laboratório o tempo todo. Na verdade, para ser zoólogo é necessário gostar de estar no habitat natural dos animais que decidiu estudar, pois só assim consegue adquirir um conhecimento pleno dos mesmos.

A única forma de trabalhar como zoólogo é cursando o ensino superior, dado que é necessário muito conhecimento específico para desempenhar essa profissão. O crescimento na carreira de investigação zoológica depende do empenho do profissional, dado que apenas profissionais que adquirem conhecimento de forma contínua e efetivamente se entregam ao trabalho conseguem ter bons resultados, o que pode levar a chefiar um projeto de investigação.

1 Comentário

  1. joao sousa

    20 de outubro de 2014 às 14:34

    eu estudo ciencias licenciatura com habilitaçâo em biologia. se eu quiser ser um zoólogo. o que eu devo fazer apos a graduaçâo. porque eu queria ser veterinário màs passei para biologia. obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *