O que faz um vereador?

O vereador é o parlamentar mais próximo do povo, dado que, em teoria, ele é quem conscientiza a população dos seus direitos, assim como leva ao conhecimento do prefeito os problemas dos cidadãos que representa. Embora no Brasil os vereadores tenham um salário, que varia de acordo com o contingente populacional da cidade a qual presta os seus serviços, em outros países esse cargo não é remunerado.

Entre as principais funções de um vereador estão as seguintes: elaborar e redigir projetos, fiscalizar os vários órgãos da prefeitura, solicitar prestação de contas dos órgãos municipais e do prefeito, votar projetos de lei, analisar e aprovar leis relacionadas ao poder executivo e à prefeitura, promover a aproximação entre a população e o governo, receber eleitores para ouvir sugestões, críticas, reclamações, etc.

Para ser vereador é necessário se candidatar e ser eleito, sendo que uma vez eleito o vereador poderá exercer este cargo político durante o período de quatro anos, podendo se reeleger de forma ilimitada. Para que a candidatura ao cargo seja válida, o candidato deve possuir nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos, possuir domicílio eleitoral no município pelo qual se candidata, estar filiado a um partido político e ter pleno exercício dos direitos políticos.

5 Comments

  1. vanderlei gomes

    20 de Janeiro de 2011 às 16:52

    os vereadores no momento atual estao deixando muito a desejar,olhem os exemplos de petropolis,teresopolis,nova friburgo…e agora minha gente? sera que eles vao tirar algum do bolso para ajudar aquele povo necessitado? pensem e reflitam sobre isso.

  2. Marcia Peres

    31 de agosto de 2011 às 10:50

    Eu vou tentar sair candidata, e pode ter certeza que se conseguir é DEUS que terá colocado eu lá, então que ele tome a frente em tudo, e não vou decepçiona_lo, nem o povo, e ainda vou investir no jovem, e nas crianças por que é o homem do futuro, não descartando a nescessidade dos idosos, enquanto isso muitos politicos roubando, pra levar tudo no caixão quando partir dessa terra.

  3. Flamarion

    9 de setembro de 2011 às 10:58

    Eu quero descobrir alguêm que reelegeu vereador pela sua atuação. Normalmente vota-se nele por que ele é do bairro, trabalha na mídia e é conhecido por todos, é médico ou dentista e antes das eleições atende de graça, é engenheiro civil e quebra o galho daquela tua obra irregular, etc. Ou seja vota-se pelo que a pessoa é e não o que fez ou irá fazer no cargo. Nada contra, cada um com seus motivos. O legislativo é necessário para o equilíbrio dos poderes. Mas pergunto, com uma produção tão pífea e agora que todos os municípios estão votando pelo aumento do número de vereadores, serão eles necessários? Não está na hora do eleitor fazer valer seu direito de votar e não reeleger estes que estão legislando em causa própria. É só anotar o nome deles e exorta-los na próxima eleção. O povo tem o poder, só não sabe usa-lo.

  4. RICARDO FISCHER

    2 de novembro de 2011 às 1:34

    MEU PREZADO: O VEREADOR TEM E DEVE SER UM LEGISLADOR E UM FISCALIZADOR NATO IMPRESCINDIVELMENTE! A POPULAÇÃO TEM E DEVE FISCALIZAR ELES E COBRAR DELES O PAPEL QUE ELE DEVE HONRAR DE FORMA COMPETENTE E ILIBADA. O PROBLEMA É QUE MUITOS INGRESSÃO NA CARREIRA POLÍTICA PARA GARANTIR EMPREGO. PARA TIRAR PROVEITO DESSA OU DAQUELA OPORTUNIDADE. A DEMOCRACIA INFELIZMENTE PROPICIA ESSAS DISTORÇÕES BIZARRAS. AGORA ASSIM COMO O VEREADOR FISCALIZA O EXECUTIVO, CABE AO POVO FAZER DE MESMA FORMA. O HOMEM PÚBLICO NÃO DEVE SE HONRAR PELO CARGO QUE ELE OCUPA E SIM AQUELES QUE ELE REPRESENTA.

  5. sonia maria souza machado

    28 de Janeiro de 2012 às 20:37

    ACHO QUE O POVO DEVERIA APRENDER A VOTAR PARA DEPOIS NÃO HAVER ARREPENDIMENTO,CLARO QUE EXISTE REGRAS MAIS A MAIORIA DOS ELEITORES SE TROCAM POR NADA E DEPOIS RECLAMAM DOS TAIS QUE NÃO ESTÃO FAZENDO NADA SENDO QUE ELES MESMO COLOCARAM NO PODER. A FUNÇÃO DE VEREADOR TA VIRANDO PROFISSÃO ACHO QUE TERIA QUE ENOVAR A CAMARA DE VEREADORES DEVERIAM CUMPRIR SOMENTE UM MANDATO E DEVERIA DAR OPORTUNIDADES PARA OUTROS, ESQUECEM QUE AO SAIR DESTA VIDA, NÃO LEVARÃO NADA DESTE MUNDO AO CONTRÁRIO PERDERÃO UMA ETERNIDADE C/ DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *