O que faz um vendedor técnico

Alguns profissionais são apaixonados por determinada área, e cursam graduações, faculdades tecnológicas ou cursos técnicos, investindo anos de preparação e dedicação em seus estudos. Mas, ao se graduarem, percebem que não desejam trabalhar ativamente naquela área, por um motivo ou por outro. Um enfermeiro, por exemplo, pode descobrir que não quer atuar em enfermarias de hospitais, e um engenheiro pode não desejar construir edifícios. Para pessoas com esse perfil existe uma larga fatia do mercado de trabalho na vaga de vendedor técnico.

Vendedores técnicos estão presentes em quase todos os ramos da economia, e basicamente são profissionais habilitados em uma determinada área e que presta consultoria na área de vendas de empresas especializadas em serviços que exigem alto grau de precisão técnica. Um profissional formado num curso técnico de segurança do trabalho, por exemplo, pode trabalhar em vendas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fornecendo aos responsáveis por essa área nas empresas todas as informações necessárias, esclarecendo dúvidas e expondo as novidades no mercado.

Um vendedor técnico otimiza as vendas, porque é um profissional falando a profissionais, sabendo exatamente que produto oferecer, de maneira precisa e personalizada. É um trunfo de empresas que vendem produtos específicos para clientes específicos!

Salário inicial
Varia bastante, dependendo do nível de formação e da área, e sempre inclui comissões sobre as vendas. O salário base vai de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.

O que estudar?
Várias áreas necessitam de vendedores técnicos, e a formação varia no grau de especialização requerida do vendedor. De maneira geral se requer curso técnico ou tecnológico. No primeiro caso, muitas escolas de ensino médio incluem o curso técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *