O que faz um vendedor interno

Para atuar como vendedor interno, normalmente, não é necessário nenhuma formação específica, o indivíduo pode, portanto, se inserir no mercado de trabalho e atuar nessa profissão tendo como formação o ensino médio completo.

Dentre as funções do vendedor interno, como o próprio nome indica, é aquele que faz vendas internamente, ou seja, dentro de um estabelecimento comercial, podendo ser um comércio a varejo ou ao atacado. Além de receber os clientes e auxiliar no que for necessário na hora da compra, como, por exemplo, demonstrar como se utiliza o produto, oferecer amostras, informar as suas qualidades.

O vendedor interno também tem como responsabilidades o registro de entrada e saída de mercadorias, expor as mercadorias de forma atrativa identificadas com a etiqueta que informa o preço, fazer inventário, repor mercadorias, elaborar relatórios de vendas e, dependendo do tipo de comércio, outras responsabilidades podem ser adicionadas.

É importante referir que para ser um profissional de qualidade e poder efetivamente almejar uma progressão de carreira na empresa, começando como vendedor interno, é necessário que o indivíduo tenha algumas características como a facilidade em lidar com o público, simpatia, capacidade de comunicação, persuasão e argumentação, bem como é preciso ter cuidado com a imagem, dado que quando se trabalha com o público e ainda mais em vendas, um aspecto descuidado pode dar uma péssima impressão.

Para crescer como vendedor interno é preciso mostrar resultados não só com as vendas, mas também na qualidade de atendimento, já que esse um elemento essencial para a satisfação dos clientes.

3 Comments

  1. Moni

    1 de março de 2014 às 22:22

    Muito útil o artigo.

  2. alex

    15 de julho de 2014 às 23:23

    gostaria de saber o seguinte minha carteira esta assinada como vendedor interno no entanto a empresa que trabalho diz que tenho que fazer 690 ligaçoes por mes isso nao é se telemarketing em vez de vendedor interno lembro que trabalho com carteira de clientes tendo que ativalos e + vendendos peças para todos tipos de veiculos mortores lendo esta materia me parece desvio de funçao pois trab 8:44 por dia
    desde ja obrigado

  3. jeane

    31 de agosto de 2015 às 13:50

    Gostaria de saber o que diz o Codigo Brasileiro de Ocupação (CBO) sobre o vendedor de carros, ou em qual item do código ele se enquadra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *