O que faz um vendedor externo

Embora a atividade do vendedor externo esteja relacionada, como é óbvio, com a venda de produtos e serviços, ao contrário do vendedor interno, aquele que fica dentro de um estabelecimento comercial executando a função de venda, o vendedor externo exerce a sua função de vendas na rua, fazendo visitas e entrevistas a clientes ou potenciais clientes da empresa para a qual trabalha, avaliando o seu perfil e, através do relacionamento com os vários setores da empresa, traçar estratégias que visem a expansão da área comercial.

Entre as suas funções estão a demonstrações dos produtos e/ou serviços que vendem, fechar contratos, acompanhar a entrega dos produtos, bem como fazer o acompanhamento da satisfação do cliente através de um follow-up pós-venda que pode incluir orientação, informação e formação sobre o uso do produto ou serviço, visitas com o intuito de verificar a satisfação do cliente e, também, a oferta de produtos complementares, além da solicitação de manutenções, caso sejam necessárias.

Para atuar como vendedor externo a formação mínima exigida é o ensino médio completo. No entanto, formações complementares para um enriquecimento profissional são sempre bem vindas, como em qualquer outra profissão.

Também é importante referir que o profissional que atua como vendedor externo deve ter grande capacidade de comunicação, além de uma forte vocação para a área comercial, dado que atuando como vendedor externo a comunicação e a capacidade de vender o seu produto são essenciais para o sucesso nas vendas.

1 Comentário

  1. Narciso Pereira de Menezes

    27 de agosto de 2015 às 9:10

    Muito bom; as atribuições para o vendedor externo tem tudo haver com sua rotina de trabalho e com mercado.
    Parabéns por serem tão sucinto com a profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *