O que faz um tutor

A figura do tutor, durante muito tempo esteve associada ao ensino em casa. Antes de ir para a escola ser algo comum a todas as parcelas da população, as famílias mais abastadas contratavam tutores para que as crianças tivessem aulas em casa. Esse acompanhamento mais próximo feito pelo tutor foi transferido para a modernidade como a figura de um mentor.

Hoje em dia, o tutor é um indivíduo que auxilia, acompanha, orienta e avalia o estudante durante todo o seu processo de aprendizagem de forma mais próxima, fornecendo, assim, um acompanhamento pedagógico mais interativo.

Para ser um tutor não é preciso, necessariamente, ter ensino superior completo. Isto, porque existem alguns programas de tutoria em colégios e universidades que proporcionam a possibilidade de alunos que estão em estudos mais avançados ajudarem alunos que ainda estão adquirindo conhecimentos básicos sobre determinado assunto. No entanto, em instituições de ensino que ministram cursos de educação a distância, por exemplo, para se exercer a função de tutor é necessário ter uma graduação ou licenciatura na área de ensino na qual irá atuar.

Entre as funções do tutor estão a orientação, a motivação e a avaliação. Assim sendo, o tutor orienta o aluno no processo de aprendizagem, motiva o aluno a ultrapassar dificuldades que possam aparecer de forma a que ele não desista a meio do processo de aprendizagem e avalia o progresso do aluno, colocando em perspectiva aquilo que foi aprendido de forma eficiente e aquilo que necessita ser melhorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *