O que faz um tipógrafo

Um tipógrafo é um profissional que trabalha na composição de páginas, criação de tipos de letras e impressão, ou seja, é um profissional que se dedica à tipografia.

A tipografia, por sua vez, é a arte de compor um texto, seja em âmbito físico ou digital. Por se relacionar com a ordem e a estrutura do texto na comunicação, a tipografia está relacionada com o design gráfico, sendo um dos ramos de estudo dessa área.

Assim sendo, o tipógrafo é o responsável pela produção e composição de textos que sejam visualmente atrativos e passem a mensagem de forma eficiente, sendo legíveis e agradáveis em termos gráficos.

Com o avanço da informática a tipografia ganhou ainda mais relevo e expandiu os seus horizontes, principalmente com a criação de formatos que permitem a inserção de caracteres em uma mesma fonte, inclusive suportando alfabetos como o árabe, o grego e o hebraico. Algumas das fontes mais conhecidas e usadas são a Arial, Garamond, Times New Roman, Comic Sans MS e Helvetica, que podem ser encontradas em praticamente todo o software de produção de texto como o Microsoft Word.

Para a inserção no mercado de trabalho como tipógrafo o indivíduo que pretenda seguir carreira nessa profissão pode adquirir conhecimento em cursos específicos de tipografia ou através da formação em nível de graduação de design gráfico com especialização em tipografia, que permite o acesso a um mercado de trabalho mais amplo, dado que a formação é mais aprofundada.

1 Comentário

  1. Samille

    20 de setembro de 2016 às 17:06

    Gostei muito desse site, é muito bom e nos trabalhos de escola não tiro zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *