O que faz um terapeuta familiar

Resolver problemas familiares pode ser uma tarefa e tanto, ainda mais quando tentamos resolver sozinhos. É nesse momento que o terapeuta familiar entra em ação, buscando os problemas que tiram a harmonia e impede que a paz reine no lar. Mais do que apenas conversar, o terapeuta familiar conhecerá cada membro para entender suas personalidades e então usar a melhor forma de abordagem com cada um.

Para se tornar um profissional da área, é necessário ter um curso de graduação na área de psicologia e uma especialização na área de terapia familiar. Na faculdade de psicologia é fundamental fazer o estágio para adquirir vivência e experiência nas mais diversas áreas e, além disso, apresentar um trabalho de conclusão de curso com temática pertinente.

Os terapeutas familiares podem trabalhar de forma autônoma, com consultório próprio, ou então trabalhar em empresas particulares ou instituições públicas. Com consultório próprio você garante a sua autonomia trabalhando quantas horas quiser, nos dias que quiser. Já trabalhando para empresas particulares, o turno de trabalho é de 8 horas por semana, assim como nos órgãos públicos.

Para se tornar um bom profissional nessa área é fundamental ter neutralidade perante as situações. O terapeuta familiar deve ser uma pessoa centrada, que se deixe envolver no caso dos clientes e que saiba discernir bem o trabalho da vida pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *