O que faz um tecnólogo em telemedicina

A profissão de tecnólogo em telemedicina é recente. Por esse motivo existem poucos profissionais que sejam, de fato, especialistas no assunto. No entanto, isto não quer dizer que não seja uma boa aposta, já que, estando ligada à tecnologia e à aplicação da robótica na saúde, apresenta perspectivas de crescimento consideráveis. Atualmente os salários para este profissional chegam a R$ 7.000,00.

A definição das funções de um tecnólogo em telemedicina é bastante simples, ele é o profissional que presta suporte a equipes médicas que prestam cuidados de saúde remotamente. Este profissional está, portanto, inserido no ambiente médico e altamente ligado à tecnologia, dado que presta auxílio a profissionais de saúde capacitados a manusear equipamentos robóticos para realizar exames diagnósticos e cirurgias à distância.

Para exercer a profissão de tecnólogo em telemedicina é necessário ter graduação em computação, análise de sistemas ou em um dos ramos da área da saúde. Além disso, é conveniente ter formação específica na área, seja por meio de pós-graduação ou extensão de graduação. Existem duas universidades – USP e Unifesp – que oferecem pós-graduações em telemedicina e têm laboratórios destinados ao estudo e desenvolvimento do conhecimento nessa área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *