O que faz um técnico em automação industrial

Para atuar como Técnico em Automação Industrial é necessário ter uma formação específica na área. Um dos cursos mais conhecidos é fornecido pelo SENAI, tem duração de 1.600 horas e abrange disciplinas como Eletrônica, Informática, Gestão de Pessoas, Controle e Gestão de Processos, Mecânica, Automação, Comunicação, Robótica, Hidráulica e Pneumática. Para poder se inscrever no curso do SENAI, por exemplo, é necessário estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído este nível de escolaridade.

Os campos de atuação para um Técnico em Automação Industrial são bastante variados, dado que esta profissão está estreitamente relacionada com a indústria, onde a automação tem estado cada vez mais em evidência. Contudo, é uma função que pode trazer riscos, uma vez que, em determinados casos, o técnico pode ter que trabalhar em locais com temperaturas extremas, por exemplo.

O trabalho em si pode se relacionar tanto com a operação e manutenção de sistemas e softwares de automação, como com o planejamento, supervisão e instalação de sistemas de automação, tais como reguladores de temperatura e pressão, sensores, redes, entre outros.

No Brasil, a média de remuneração inicial para esta função é de R$ 2.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *