O que faz um técnico aeroportuário

Com o número crescente de passageiros que se deslocam incessantemente, o aumento do fluxo de voos e a constante busca de organização nos aeroportos, os técnicos aeroportuários ganham uma especial preponderância no mercado de trabalho.

As principais funções destes profissionais se relacionam com o controle e coordenação de viaturas e pessoas dentro da área operacional (de acordo com as normas técnicas), orientação de equipes de apoio das aeronaves, supervisão do carregamento e descarregamento das aeronaves (especialmente no que é relativo ao cumprimento das normas e segurança), execução de testes e abastecimento de aeronaves, controle do combustível de aviação, inspeção das instalações e dos equipamentos de apoio aeroportuário com o objetivo de zelar pela integridade e segurança no seu funcionamento.

Para atuar como técnico aeroportuário é indispensável ter formação específica nessa área, sendo, portanto, essencial frequentar o curso técnico em aeroportuário, que tem duração de 800 horas, por norma. Existem várias instituições que oferecem esta formação, inclusive a Marinha do Brasil. Entre os temas passíveis de serem abordados no curso estão formação contra incêndio, operação de solo com aeronaves, sinalização de aeronaves, legislação e regulamentação de transporte aéreo e sinalização de aeronaves.

Relativamente aos locais onde este profissional pode exercer a atividade, os navios com plataformas de voo e as empresas de administração aeroportuária, tanto públicas como privadas, são as únicas opções disponíveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *