O que faz um supervisor operacional

Como o próprio nome indica, um Supervisor Operacional é o profissional que supervisiona as operações, de modo a garantir que todos os procedimentos são cumpridos de acordo as normas estabelecidas pela empresa, fazendo com que as operações corram como o esperado.

Nesse sentido, o Supervisor Operacional será o indivíduo que irá receber a ordem de trabalho, ou seja, a ordem da operação, e irá distribuir a tarefa para a sua equipe, delegando as atividades adequadas a cada profissional e fornecendo quaisquer orientações adicionais que se façam necessárias. Durante a operação, o Supervisor Operacional irá fiscalizar que as ordens estão sendo cumpridas convenientemente, indicando melhorias ou correções, caso estas sejam necessárias. Além disso, o Supervisor Operacional poderá ter como funções a realização de relatórios operacionais, nos quais deverá relatar quais foram as dificuldades sentidas, quais são as suas sugestões de melhorias, quais os problemas que devem ser corrigidos com urgência e dar o balanço geral da operação.

Não existe nenhuma formação específica para exercer o cargo de Supervisor Operacional . No entanto, existem características que facilitam o exercício da função. Assim, para que um indivíduo possa atuar como Supervisor Operacional é imprescindível que tenha boas capacidades de liderança, seja proativo, determinado, responsável, dinâmico e saiba comunicar de forma eficiente, tanto com a sua equipe, como para com os seus superiores.

11 Comments

  1. ailton o souza

    28 de setembro de 2014 às 11:52

    quero saber dicas para ser um bom supervisor operacional.

  2. Marcio Rodolpho

    26 de Março de 2015 às 10:16

    Sou supervisor de manutenção e gostaria se receber dicas de como melhorar ainda mais meus conhecimentos, para realizar cada vez melhor minhas atividades trazendo maior retorno para minha empresa.

  3. Carlos Eduardo Ramos Araujo

    22 de Abril de 2015 às 10:28

    Bom dia, eu sou supervisor de uma empresa de motociclista, que presta serviços á vários restaurante e pizzaria, nesse feriado de Tiradentes, aconteceu uma situação complicada, um contratante nosso não passou as devidas informações em relação a seu funcionamento no período do feriado, isso ocasionando uma situação bem chata, eu gostaria de saber se é atribuição do supervisor planejar o funcionamento da pizzaria em questão, ou seria de responsabilidade da pizzaria solicitar a quantidade de profissionais para a prestadora de serviços, que supra sua necessidade?

    • Rodrigo Garcia

      1 de Abril de 2017 às 20:56

      O serviço prestado deve ser acordado por contrato e seu funcionamento deve estar descrito e assinado por ambas as partes. Entretanto um bom prestador de serviços deve se antecipar a esse tipo de contratempo e sempre prever a necessidade do seu cliente para conseguir novos negócios.

      Nesse caso o prestador do serviço não teve culpa, pois, seu cliente não solicitou o serviço que gostaria de receber, apenas perdeu uma oportunidade oferecer mais serviço e ganhar mais por isso.

      Alem de conseguir novos negócios, estar atendo a prever as necessidades do seus clientes, minimizar a geração de conflitos que pode deixar uma imagem ruim e ocasionar na perda de negócios.

      Att,

      Garcia.
      RHProject

  4. João duarte

    2 de dezembro de 2015 às 18:37

    Sou supervisor como ter controle e bons relacionamentos com meus comandados?

  5. Valdecir Gasperi

    14 de Abril de 2016 às 20:19

    vou ser nomeado supervisor de produção em breve quais os cursos ou conhecimento que devo adquirir para esta nova etapa?

  6. Uadson Silva Pereira

    11 de julho de 2016 às 23:33

    Boa noite, sou Supervisor Operacional e gostaria de saber se tem um curso que possa acrescentar na minha profissão? Obrigado

  7. Celmo Marques dos Anjos

    29 de julho de 2016 às 10:25

    Sou Supervisor e gostaria de saber quando devo aplicar advertência verbal ou escrita

  8. Orias Neves

    31 de julho de 2016 às 0:36

    Sou supervisor geral gostaria de ter mas dica para melhorar o meu desenpenho

  9. Vânio

    7 de agosto de 2016 às 14:21

    Sou supervisor de um condomínio
    Mas gostaria de receber informações
    Para melhor a qualidade dos serviços

  10. Marali souza

    25 de julho de 2017 às 17:27

    Sou supervisora de uma pizzaria, mas trabalho tambem como operadora de caixa, entao com essa segunda funcao minha funcao de supervisora ficou deficiente, isso fez com que eu queira sair da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *