O que faz um supervisor de ensino

O profissional que atua no cargo de supervisor de ensino tem como principais funções a análise dos indicadores educacionais das escolas, visitando regularmente os estabelecimentos de ensino e servindo como auxiliares e mediadores na aplicação de projetos e na integração das escolas com a Diretoria de Ensino.

O trabalho deste profissional se relaciona direta e indiretamente com vários sujeitos: a secretaria de educação, a diretoria da escola, os professores, os alunos e os seus responsáveis. Além disso, o supervisor de ensino também participa no desenvolvimento das políticas pedagógicas e estabelece uma ponte de informação entre os órgãos de fiscalização e as escolas, de maneira a informar falhas na implantação de projetos e solucionar as mesmas.

Para atuar enquanto supervisor de ensino é necessário ter graduação plena em Pedagogia ou uma pós-graduação na área de Educação. Além disso, para exercer esse cargo são exigidos dez anos de magistério ou oito anos de magistério, sendo dois dos quais em exercício de funções de direção de órgãos técnicos ou suporte pedagógico educacional. Os supervisores de ensino são contratados por meio de concurso público, tendo uma remuneração inicial de R$ 2.400.

Algumas das características que auxiliam que o profissional exerça o cargo de supervisor de ensino de forma excelente são experiência diversificada na gestão escolar e na docência, conhecimento da política educacional, ética profissional e sensibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *