O que faz um secretário de estado

Um Secretário de Estado é um funcionário da esfera pública, dependendo do país, a pessoa que ocupa este cargo tem funções diferentes. Assim, quem ocupa o cargo de Secretário de Estado nos Estados Unidos, por exemplo, tem como função gerir a política externa do país, algo que no Brasil é feito pelo Ministro das Relações Exteriores.

Porém, no Brasil, um Secretário de Estado é a pessoa que trabalha em uma Secretaria Estadual, podendo exercer funções relacionadas à saúde, educação, justiça, trabalho, agricultura, entre outras. A existência de determinada Secretaria é definida pela necessidade de cada Estado. Nesse sentido, alguns Estados podem ter mais ou menos Secretarias que outros, fazendo também com que o número de Secretários de Estado varie.

O trabalho realizado por quem investe este cargo é semelhante ao realizado pelos Ministros que auxiliam o Presidente na governação do país. Desta forma, os Secretários de Estado são nomeados para serem responsáveis por determinadas áreas, com o objetivo de auxiliar o Governador na gestão do Estado.

Não existe nenhuma formação específica para exercer o cargo. No entanto, devido ao conhecimento que o indivíduo deve ter para estar à frente de uma Secretaria, é comum que os Secretários tenham formação de nível superior para além da graduação, como mestrados e doutorados nas áreas da Secretaria que irão assumir. Além de experiência na função pública e/ou em empresas de renome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *