O que faz um sargento da aeronáutica

O sargento da aeronáutica é um profissional formado pelo sistema das Forças Armadas e que serve à Segurança dos Estados da Federação. No Brasil, as Forças Armadas tem por objetivo defender os direitos constitucionais.

Esse profissional irá ter um conhecimento técnico, que varia de acordo com a especialidade em que se forma. Além desse conhecimento, terá também as atribuições militares dentro dos quartéis, como organização e coordenação das atividades dos soldados, segurança das unidades militares, entre outros.

As especialidades que um sargento da aeronáutica pode escolher são:

  • Controle de Tráfego Aéreo: nessa área ele orienta as aeronaves decolando, pousando ou durante o voo, sendo estas militares ou não. É uma área de bastante responsabilidade e cujo curso é considerado um dos mais rígidos da aeronáutica.
  • Comunicações: o profissional dessa área transmite mensagens entre as demais unidades militares e com as unidades civis.
  • Meteorologia: fornecendo as condições meteorológicas para os vôos a decolarem ou pousarem.
  • Informações Aeronáuticas: o profissional realiza atendimento ao piloto, bem como planejamento de voo.

Existe o concurso para o curso de formação de Sargento da Aeronáutica, que é bastante concorrido e abre uma vez por ano. Para quem quer se tornar sargento, é importante estar sempre atento a esses concursos. Quem já é militar também pode fazer a prova, mudando de área ou de segmento dentro das Forças Armadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *