O que faz um psicopedagogo

Quem já teve dificuldades de aprendizagem na escola sabe da importância de um psicopedagogo. Ele é o profissional que diagnostica e procura resolver problemas relacionados aos processos de educação, trabalhando como um mediador entre professores e alunos ou seus pais.

A psicopedagogia é uma ciência complexa, que relaciona disciplinas como pedagogia, psicanálise, psicologia e até antropologia. O psicopedagogo observa o comportamento dos alunos, analisando a forma como ele adquire conhecimento, as diferentes maneiras de aprendizado e sua relação com a instituição de ensino. Ele intervêm em casos de reprovação recorrente e evasão escolar, buscando sempre uma maneira de otimizar as relações de ensino aprendizagem.

Também cabe ao psicopedagogo identificar alunos que sofrem de disgrafia, dislexia, mau comportamento do aluno e outros problemas que atrapalham sua progressão escolar. Alguns psicopedagogos atuam em seus próprios consultórios, prestando auxilio a estudantes com problemas especiais de aprendizado.

Salário inicial
Um profissional recém-formado recebe em média R$ 1.300,00, e as consultas em escritório privado costumam custar R$ 70,00.

O que estudar?
Existem atualmente alguns cursos superiores em psicopedagogia, dificultando a formação específica de muitos profissionais. Se eles não existirem em sua cidade uma saída é cursar pedagogia ou psicologia, e cursar especializações na área de psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *