O que faz um promotor de merchandising

Quem nunca parou em frente a uma vitrine e gastou um bom tempo “namorando” determinado produto? O profissional responsável por ter conquistado seu olhar e feito com que você se encantasse por algo ali exposto é o promotor de merchandising. Sua função básica é justamente essa: dar visibilidade a um produto, facilitando assim sua aquisição por parte do cliente.

O merchandising surgiu junto com as lojas de autosserviço, por volta dos anos 1930, nos Estados Unidos. Essa modalidade de comércio é a que prevalece hoje no mercado, abrangendo todas as lojas em que você simplesmente entra, pega seu produto e o leva para o caixa, para efetuar o pagamento. Com a ausência de intermediários, ou vendedores, os produtos contavam apenas com sua própria aparência e disposição no interior da loja para atraírem os consumidores, o que levou os departamentos de Marketing a criar a ferramenta do merchandising.

O promotor de merchandising é o profissional que organiza a exposição dos produtos aos clientes, garantindo sua visibilidade e atratividade. Geralmente sua atuação não se restringe a um único ponto de venda, fazendo com que o promotor de merchandising organize várias lojas diferentes, geralmente trabalhando na promoção de um marca ou produto.

Salário inicial
Para profissionais de nível médio, a partir de R$ 1.000,00, para profissionais com graduação os salários iniciais podem passar de R$ 1.500,00.

O que estudar?
Muitas empresas exigem nível de ensino médio, e existem cursos técnicos na área de publicidade que aumentam a empregabilidade. Cursos superiores em áreas ligadas a Publicidade e Propaganda são desejáveis para a progressão na carreira.

2 Comments

  1. Isabel Cristina Soares de Oliveira Santos

    16 de Abril de 2015 às 9:42

    Gostaria de saber onde fazer um curso , que me faça uma promotora de merchandising perfeita

  2. Luis Carlos Farias

    30 de Maio de 2017 às 17:03

    Voçês tem algum curso online para aprimorar o meu conhecimento em mechandising.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *