O que faz um produtor de TV

Para que a elaboração de um programa de televisão seja bem sucedida vários profissionais se envolvem no projeto, um dos mais importantes e essenciais é o produtor. É o produtor que impulsiona a realização do projeto, desde a sua concepção até ao produto final, que será entregue aos telespectadores.

Entre as principais funções desse profissional é possível citar o desenvolvimento da ideia, a contratação do elenco e demais profissionais necessários para a realização do programa, checagem de fatos (quando esta se faz necessária), supervisão de filmagens e, também, pode ser da responsabilidade do produtor a qualidade do programa que está sendo produzido, tendo uma influência direta na sua permanência ou não no alinhamento da emissora.

Apesar de o produtor de televisão ter funções que vão desde os aspectos executivos até aos mais relacionados com a concretização da ideia original, existem alguns profissionais que decidem atuar mais no âmbito executivo, onde concebem programas e oferecem para as emissoras, e outros que preferem atuar de forma mais presente na concretização, podendo inclusive atuar como diretores de programas que produzem.

Existem diversos cursos, tanto de nível médio profissionalizante, como em nível de pós-graduação, que capacitam profissionais para atuarem como produtores de TV. No entanto, a atuação desses profissionais está inteiramente ligado ao conhecimento do público e à criatividade. A persistência e capacidade de gerir recursos e pessoas, desenvolver e concretizar ideias abstratas e visualizar o retorno financeiro de determinado projeto são características essenciais para o bom desempenho de um produtor de TV.

1 Comentário

  1. Arsénio Paulo

    26 de junho de 2013 às 7:12

    Onde me formar como produtor de TV em Moçambique?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *