O que faz um produtor de moda

Apesar de o mercado da moda ser um nicho sempre em expansão e desenvolvimento, algumas funções associadas a esse ramo são desconhecidas do grande público, uma delas é a do produtor de moda. Esse profissional deve ter um vasto conhecimento do mundo da moda e daquilo que se envolve, direta ou indiretamente com a moda, como tendências, estilistas, materiais, arte, cinema, maquiagem, música, etc.

Ele é o profissional responsável por uma das fases do processo de lançamento de uma coleção, quando atua na área de eventos, juntamente a uma marca ou estilista, e também pode ser o profissional responsável pela criação de figurinos para personagens ou modelos, quando atua em televisão, cinema, teatro ou com publicidade.

O produtor de moda capta modelos, acessórios, roupas e elementos para a realização de determinado projeto, como desfiles, filmes ou sessões fotográficas. Dependendo do projeto, podem fazer parte das suas responsabilidades a organização operacional do evento, bem como a escolha de cenários, música e outros detalhes, tudo de acordo com o objetivo estético predefinido. Quando o produtor de moda trabalha com cinema, televisão, teatro e publicidade a sua função é a concretização de um ideal estético através da moda. No entanto, o seu trabalho se prende com a criação de um estilo que se adeque ao personagem.

Existem diversos cursos que potenciam a carreira de quem quer atuar nesse ramo, desde cursos técnicos a graduações em moda que habilitam os graduados a atuarem nesse nicho do mundo da moda. No entanto, é necessário compreender que o gosto por aprendizagem contínua, o conhecimento de outros idiomas e as capacidades de organização e de boa gestão de emoções são características muito importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *