O que faz um presidente de empresa

Em geral o presidente de empresa costuma ser o fundador ou a pessoa escolhida para organizar e gerenciar os demais departamentos da empresa. Pode haver uma pessoa escolhida para essa função, ou a função pode ser divida entre os demais sócios ou fundadores, sendo denominados como Diretor Executivo, Diretor Financeiro, Diretor Administrativo, entre outros.

O presidente de uma empresa é a pessoa que possui maior responsabilidade porque a decisão final é feita por ele, e todas as suas consequências são sofridas por todos os membros da empresa. Ele é o responsável por fazer a empresa funcionar, e pelas estratégias que a empresa irá assumir como forma de dar prosseguimento ao trabalho ou como mudança de ação.

Veja algumas das funções mais comuns de um presidente de empresa:

  • Administração: Ele é o responsável por administrar os recursos, os acionistas, além de determinar o que continua ou não sendo realizado dentro da empresa. Além disso, decide também sobre a contratação de gerentes que irão auxiliá-lo nessa administração.
  • Financeiro: Por mais que essa função possa ser reportada a terceiros, o presidente deve sempre fica a par do que está acontecendo no financeiro de sua empresa, pois só assim poderá decidir a postura estratégica para melhorar ou manter a conduta que está levando a esse resultado financeiro.
  • Estratégico: Uma das maiores responsabilidades, já que as suas decisões nessa área irão afetar o rumo que a empresa toma, seja para o sucesso ou para o fracasso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *