O que faz um preparador físico

Como o nome próprio indica, um preparador físico é o profissional que prepara o físico de um indivíduo de forma a que este possa alcançar algum objetivo, no qual ter o corpo preparado é fundamental. Assim, este profissional fornece orientação preparatória para uma melhor no desempenho esportivo.

De forma a poder atuar como preparador físico é necessário ter cursado Ciências do Esporte ou Educação Física e, além disso, ter uma pós-graduação específica, tais como Treinamento Desportivo ou Fisiologia do Exercício. Nesse sentido, o indivíduo que pretende seguir esta profissão necessita expressar grande gosto pela atividade física e preparação de atletas.

Entre as disciplinas em destaque na formação deste profissional estão a Cinesiologia, a Anatomia, a Psicologia, a Nutrição, a Cineantropometria e a Fisiologia. Isto porque são as que abarcam os conhecimentos necessários para que o profissional possa desenvolver atividades de preparação física de atletas de competição.

Assim sendo, as principais funções que um preparador físico desempenha são o planejamento e avaliação individual de atividades física e montagem de programas de exercícios para emagrecimento, ganho de massa muscular, desenvolvimento de resistência, entre outras metas. Sendo que, os focos principais de um preparador enquanto faz o seu trabalho, são o bem-estar do atleta e a melhora do seu desempenho físico. Para isso, ter pleno controle da intensidade e do volume de atividade física do atleta é imperativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *