O que faz um pneumologista

O pneumologista é o médico especialista em doenças do sistema respiratório, com foco para as doenças pulmonares. As doenças mais comuns são asma, tuberculose e pneumonia. Esse médico atende pessoas de todas as idades, mas também pode se especializar nas doenças que acometem certa faixa etária.

Para ter um diagnóstico perfeito, esse profissional precisará entender também de Radiologia pulmonar, além de Microbiologia e Infectologia, e muitos outros conhecimentos relacionados a essa área do corpo. Os exames são fundamentais para uma avaliação completa da situação do paciente, assim como a prescrição de um tratamento adequado para solucionar o problema.

Essa especialidade tem se tornado bastante procurada em função dos diversos problemas pulmonares causados pela poluição e pelo uso de cigarros.

O pneumologista pode trabalhar com reabilitação e desobstrução pulmonar através da fisioterapia, além da possibilidade de abrir o seu próprio consultório. Há poucos cargos nas instituições públicas, nas quais é necessário prestar concurso. Já nas instituições privadas, é necessário apresentar currículo e títulos, além da realização de uma entrevista pessoal. A média de salário é de R$ 2.500, podendo variar de acordo com a empresa trabalhada. Em geral, a carga horária de trabalho é de 20 horas semanais.

Para se tornar um médico pneumologista é necessário fazer uma faculdade de Medicina, além de uma especialização em pneumologia, chamada de residência, que pode durar 3 anos ou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *