O que faz um perito médico do INSS

Antes de entender o que um perito médico do INSS faz, é necessário entender o que é o INSS.
O INSS é um serviço prestado pelo governo, aos trabalhadores que se encontram incapacitados, por algum motivo, de continuar trabalhando. Quando um trabalhador entra de licença por motivo de doença pelo INSS, é necessário realizar uma perícia com um médico oficial a serviço do governo.

Um perito médico do INSS irá então analisar, se o trabalhador se encontra de fato inapto a continuar com os seus trabalhos, avaliando e diagnosticando a doença. Em alguns casos mais graves, é possível que a licença chegue a 6 meses, em que o trabalhador receberá mensalmente um valor para auxiliar nas despesas.

Uma vez entrando de licença, ao voltar para o trabalho, o funcionário tem um ano de estabilidade, conforme CLT. Caso este funcionário seja demitido antes de terminar esse período, a empresa terá que pagar uma indenização, além de correr o risco de ser processada pelo trabalhador.

Para se tornar um perito médico do INSS é necessário ter concluído a faculdade de medicina e a residência médica, além de uma especialização na área de perícia médica. Após o término dos estudos, é necessário prestar concurso público para o INSS e se apresentar na data estabelecida para posse, se for aprovado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *