O que faz um perfumista

Existem atualmente dois profissionais dedicados a função de perfumista, falaremos brevemente das funções de ambos, começando com o perfumista graduado em química ou farmacêutica. Esse tipo de perfumista atua junto a empresas produtoras de cosméticos ou em perfumarias. Sua função é combinar elementos químicos de modo a criar aromas e fragrâncias agradáveis ao olfato. A carreira é consideravelmente ampla, já que envolve desde a fabricação de perfumes até a o controle dos aromas de produtos cosmético diversos, de cremes até pastas de dente.

O perfumista graduado numa faculdade de química ou farmácia também é responsável pela segurança dos produtos que fabrica, dividindo as responsabilidades com o responsável técnico da indústria em que trabalha. Ele produz perfumes e outros cosméticos, que são vendidos geralmente em lojas especializadas, mas também em farmácias e supermercados.

As grandes redes de farmácia têm contratado um profissional perfumista cuja função não deixa de ser análoga a primeira, tratam-se das perfumistas responsáveis pelo atendimento dos clientes nas perfumarias desses estabelecimentos. As perfumistas (profissão geralmente ocupada por mulheres) estudam os cosméticos disponíveis aos consumidores, dão dicas de utilização e beleza e promovem novos produtos.

Salário inicial
Varia entre R$ 900,00 e R$ 2.000,00, dependendo do nível de formação dos profissionais.

O que estudar?
Para produzir perfumes é necessário graduação em química ou farmacologia, para a função de perfumista no comércio exige-se o segundo grau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *