O que faz um pediatra

O médico pediatra é aquele que cuida das crianças desde o nascimento até a adolescência. Ele será o responsável por identificar as doenças próprias dessa faixa etária, indicando outros médicos para tratamentos específicos quando necessário.

Dentre as diversas atribuições de um pediatra, a mais importante delas é o cuidado nas imunizações, ou vacinas. Elas são fundamentais para preparar o corpo para as doenças mais comuns dessa faixa etária, como catapora e sarampo, desenvolvendo os anticorpos necessários para esse organismo que está há a pouco tempo em contato com o meio ambiente.

Além disso, ele também irá acompanhar o desenvolvimento e crescimento saudável da criança, prevenindo problemas de crescimento ou desenvolvimento e até prescrevendo um tratamento para qualquer outro problema que apareça.

Para se tornar um bom pediatra, é fundamental gostar e saber lidar com crianças. Quando estão doentes, costumam se comportar mal, mesmo diante dos pais, e algumas já até tem o hábito de mentir apenas para chamar atenção. É um diferencial se o pediatra tiver alguma especialização em psicologia infantil para desenvolver melhor o seu trabalho. Além de saber lidar com as crianças, também é preciso saber lidar com os pais, pois são eles que darão as informações cruciais para o diagnóstico ou avaliação do estado de saúde da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *