O que faz um patologista

Embora durante muito tempo o patologista tenha trabalhado longe dos pacientes, restringindo o seu trabalho ao âmbito laboratorial, recentemente esse profissional de saúde tem cada vez mais lidado com pacientes e atuado juntamente com outros médicos com o intuito de encontrar um diagnóstico mais exato. Isto, porque o patologista é o médico especializado em anatomia patológica e é responsável pelos diagnósticos anatomopatológicos.

Usando o conhecimento adquirido cursando em medicina e se especializando em anatomia patológica, que contempla técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, o patologista pode atuar como clínico, educador ou pesquisador.

Quando atua como profissional médico da área de saúde, ou seja, em âmbito clínico, esse profissional diagnostica o paciente, juntamente com outros especialistas, através de métodos como biópsia, citopatologia e autópsia e define o melhor tratamento terapêutico.

No âmbito educacional, o profissional médico especializado em patologia atua no ensino de estudantes de enfermagem, medicina, odontologia e veterinária em vários ambientes, tanto dentro do hospital, como em congressos e conferências, onde são estudados casos clínicos.

Apesar de ser um médico com especialização em anatomia patológica, o profissional de saúde que escolhe enveredar pela carreira de patologista acaba por ser um generalista. Isso acontece, pois esse profissional, principalmente quando trabalha com autópsias, deve ter um conhecimento amplo das doenças e das alterações e sintomas que determinada doença pode levar a que acontece no corpo do doente. Assim sendo, embora seja uma especialização, ao contrário de muitas outras, a patologia abre espaço para um conhecimento mais amplo a nível geral na medicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *