O que faz um paramédico

Um paramédico é um profissional da área de socorro pré-hospitalar que oferece tratamento de emergência, como suporte avançado de vida para pacientes em situações de emergência em um ambiente extra-hospitalar. Eles avaliam as necessidades médicas mais urgentes dos pacientes e estabilizam suas condições até que os médicos possam administrar um tratamento mais específico. Eles são hábeis a utilizar medicamentos e equipamentos de salvamento e ajudam em atividades de resgate em acidentes de estradas, incêndios, desabamentos, enchentes etc.

Auxiliares e técnicos em enfermagem, militares do Corpo de Bombeiros, médicos e enfermeiros com graduação ou pós-graduação podem atuar como paramédicos desde que tenham o treinamento adequado. Tal curso não possui registro pelo MEC e nem há reconhecimento deste profissional pelo Ministério do Trabalho e Emprego ou Código Brasileiro de Ocupações. O mais próximo disso no Brasil são cursos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Corpo de Polícia. Isso não indica que o Brasil seja despreparado nessa área, pois o país possui legislação própria na área pré-hospitalar. Além do mais, cada país tem sua própria legislação para necessidades pré-hospitalares.

Tal profissional precisa ter conhecimentos sobre Legislação, Ética, Anatomia e Fisiologia Humana, Patologia, Cuidados Médicos, Organização do Serviço de Emergência, Equipamentos, Técnicas de Atendimento de Urgência, Técnicas de Transporte de Pacientes, Farmacologia Aplicada, etc.

Esses profissionais, raros no Brasil, geralmente trabalham em equipes do SAMU, serviços de atendimento emergenciais em rodovias, empresas privadas, prontos-socorros e equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *