O que faz um paralegal

Apesar de não ser uma profissão devidamente regulamentada no Brasil, existe um grande mercado de trabalho para esses profissionais. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, por exemplo, o paralegal faz parte de uma classe profissional distinta e regulamentada, algo que ainda não acontece no Brasil.

Muitas pessoas se referem a quem é paralegal como sendo um estagiário em uma sociedade de advogados ou um graduado em Direito que ainda não fez, e foi aprovado, na prova da OAB (Ordem de Advogados do Brasil). Porém, embora alguns estagiários e formandos de Direito, sem OAB, façam trabalho de paralegal, no Brasil não há necessidade de ter cursado Direito para executar as funções que esse profissional executa.

A entidade equivalente a OAB nos Estados Unidos define o paralegal como “uma pessoa qualificada por formação, treinamento ou experiência de trabalho, empregada por um advogado, escritório jurídico, corporação, agência governamental ou outra entidade, que desempenha especificamente trabalho legal delegado, pelo qual o advogado é responsável”.

Um paralegal é uma espécie de assistente legal que trabalha sob a supervisão de um advogado. Esse profissional não faz aconselhamento jurídico, mas algumas das suas funções são captar clientes; investiga fatos e colhe provas; organiza audiências, reuniões e julgamentos; auxilia em todos os tipos de pesquisa que se façam necessárias; atua como ponte entre clientes e servidores do judiciário e o advogado para o qual trabalha; entre várias outras funções que podem ser confiadas a esse profissional pelo advogado que o supervisiona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *