O que faz um paisagista

Muitos acreditam que paisagista é apenas um nome mais bonito de se referir a um jardineiro, mas a verdade é que embora o paisagista possa efetivamente atua na manutenção de jardins, plantio e outras tarefas ligadas à jardinagem, aquilo que o paisagista é muito mais do que isso.

O paisagista tem como função principal elaborar um projeto de design para um espaço ao ar livre, fazendo com que a área verde privada, ou seja, o jardim, seja uma extensão do ambiente envolvente, que não causa estranheza ou choca com o local onde está inserido. Assim sendo, o paisagista nada mais é do que um arquiteto de jardins e demais espaços verdes.

Algumas das áreas que estão ligadas ao trabalho de um paisagista são: arquitetura, biologia, geografia, engenharia, arte e ecologia. O trabalho do paisagista passa pela criação de espaços de lazer e relaxamento e também convívio social e alimentação. Saber como projetar e organizar as obras de espaços esteticamente apelativos, escolher as espécies adequadas, que interajam com o clima de forma adequada e combinem com o visual projetado, bem como ter conhecimento sobre sistemas de drenagem e irrigação.

No Brasil, profissionais de arquitetura e agronomia atuam como paisagistas. No entanto, de acordo com os profissionais que atuam na área, a profissão ainda não está devidamente regulamentada e só existe um curso de nível superior específico para paisagistas. Contudo, em outros países como Portugal e Estados Unidos existe formação específica de nível superior que forma arquitetos paisagistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *