O que faz um otorrinolaringologista

Com um nome bastante incomum, o médico otorrinolaringologista trata das doenças do ouvido, nariz e laringe e de tudo o que diz respeito à área da cabeça e pescoço, além de poder se tornar habilitado a realizar cirurgia plástica facial. É uma área de atuação tão ampla que algumas de suas atribuições podem se confundir com a área do médico alergologista.

Uma das principais funções do otorrinolaringologista é cuidar da respiração, voz, audição, garganta e tudo o que se relacionar com essas áreas do corpo, como as alergias e o sono. Esse profissional costuma ser procurado após indicação do clínico geral, mas também é possível iniciar um tratamento diretamente com ele. Algumas vezes, recomenda-se que a passagem pelo clínico geral seja pulada, dependendo da gravidade da doença.

As doenças mais comuns tratadas por um otorrinolaringologista são:

  • Otites (dor de ouvido);
  • Doenças alérgicas;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Labirintite;
  • Surdez;
  • Obstrução nasal.

Para se tornar um otorrinolaringologista é necessário completar 6 anos na faculdade de Medicina e mais 3 na residência médica da área. Além disso, cursos de aperfeiçoamento e atualização serão sempre necessários em função do dinamismo da área e do surgimento de novas doenças e estudos. Além disso, o otorrinolaringologista pode estudar para se tornar cirurgião plástico facial, mas para isso é necessário fazer uma especialização técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *