O que faz um operador de retenção

Já tentou cancelar um cartão de crédito, ligou para o banco, e acabou desistindo? O profissional que te atendeu era um operador de retenção, o responsável por garantir que nós, consumidores, não desistamos dos serviços oferecidos por uma empresa.

Trabalhando num call-center, o operador de retenção recebe ligações encaminhadas pela Central de Atendimento ao Cliente, obtendo na tela de seu computador todas as informações do usuário que entrou em contato com a empresa dizendo que desejava cancelar o serviço contratado.

Ao operador de retenção é necessário conhecimentos básicos de informáticas, para correta utilização do sistema, boa capacidade de convencimento (garantida por um treinamento aprofundado no conhecimento do produto oferecido), e paciência no trato com os clientes. Não se trata apenas de “ser chato” ou impedir o cliente de ter seu serviço cancelado, mas de se acreditar no produto oferecido pela empresa, e defender suas vantagens, convencendo o cliente que o serviço é necessário. Muitas vezes é facultado ao operador de retenção a possibilidade de oferecer descontos para garantir que o cliente não irá abandonar a empresa.

Salário inicial
Entre R$ 650,00 e R$ 1.200,00, dependendo do ramo da empresa, para jornada de seis horas diárias.

O que estudar?
Exige-se ensino médio completo, cursos de informática e até programação neurolinguística são diferenciais importantes.

1 Comentário

  1. Thiago

    10 de novembro de 2011 às 0:45

    Eu so operador retencao ,faz uma semana nos temos matrizes para segurar o cliente na base mais nem sempre é suficiente.argumentar e bem melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *