O que faz um operador de harvester

Esse profissional é responsável pela colheita florestal do tipo “harvester”, ou seja, toda a forma de colheita de madeira, inclusive para a produção de celulose. Grande parte dos utensílios que usamos diariamente jamais seria produzida se não contássemos com esse profissional.

O operador de harvester deve ter consciência ambiental, agindo com prudência e respeitando a natureza. Muitas empresas agem de forma capitalista, sem pensar no lado ecológico de uma colheita. Por isso mesmo, grande parte dos cursos de formação desse profissional abrangem as questões ambientais, orientando o profissional a identificar corretamente as áreas de extração. O operador de harvester pode opinar sobre o planejamento se tiver conhecimentos técnicos adequados para aplicar durante o trabalho.

Além do Ensino Médio completo, o candidato a este cargo deve ter carteira de habilitação B ou superior. O curso de operador de harvester também é necessário e a maioria das empresas pede alguma experiência na área. Como a colheita é feita em diversos estados, o operador de harvester deve ter disponibilidade para viagem e/ou mudança de residência.

As atribuições desse profissional são: operação da máquina de harvester, conferir o abastecimento e o funcionamento do equipamento, informar as condições em que se encontra o equipamento para o profissional do próximo turno e avaliar as manutenções preventivas e básicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *