O que faz um operador de fresadora

Para trabalhar como operador de fresadora você deve ter um curso técnico na área. A fresa é uma máquina de movimento contínuo, muito utilizada em indústrias para cortar e moldar peças, portanto é uma máquina que possui alta rotatividade. Esse fator pode se tornar um risco para quem não tem conhecimento técnico suficiente.

O candidato a este cargo deve ser muito responsável, atencioso e acima de tudo, deve obedecer a todas as regras de segurança estipuladas pela empresa. Ter conhecimento técnico é importante sim, mas uma postura profissional dentro de um ambiente de trabalho com máquinas desse tipo é o que diferencia os bons dos maus profissionais.

Dentre o conhecimento técnico que você precisa ter, o conhecimento de leitura e interpretação de desenho técnico e o conhecimento da constituição dos materiais são os mais importantes. Hoje em dia, as máquinas de fresa possuem o sistema CNC, ou seja, um Comando Numérico Computadorizado, que facilita muito a sua operação. No entanto, não saber como operar a máquina pode atrasar a produção e colocar em risco a vida dos outros membros da equipe.

A maior parte das empresas pede experiência na função justamente por causa da responsabilidade que um operador de fresadora deve ter. No entanto, para quem inicia na área, é possível ser contratado como operador júnior, ou aprendiz, até obter experiência suficiente para ser promovido ao cargo efetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *