O que faz um operador de CAD

A palavra CAD é uma daquelas siglas que de tão utilizadas acabaram se tornando substantivos no dia a dia das empresas. C.A.D. é abreviatura de Computer-Aided Design, “desenho assistido por computador”, mais conhecida pelo software que a tornou famosa, o AutoCAD. O operador de CAD é o profissional que maneja os programas de computador especializados em desenhos técnicos, para áreas que vão desde autopeças até o mundo da moda!

Um operador de CAD deve dominar as especifidades do desenho técnico com que irá trabalhar, e preferencialmente saber operar diferentes softwares relacionados ao CAD. Geralmente, suas atribuições são desenvolver desenhos a partir das especificações demandadas por profissionais do ramo da empresa onde trabalha. Por exemplo, numa firma de Arquitetura e Engenharia, um arquiteto pode entregar ao operador de CAD instruções para construir uma maquete virtual de um edifício. Numa oficina, o mecânico pode solicitar ao operador uma peça específica a ser fabricada num torno. Em suma, o operador de CAD transforma em imagens na tela do computador a necessidade de diversos profissionais.

Salário inicial
Varia entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00, dependendo sobretudo do ramo em que o operador irá trabalhar.

O que estudar?
O Ensino Médio é pré-requisito básico, mas também são exigidas certificações em softwares de CAD, oferecidas por empresas credenciadas. Uma dica é verificar se a empresa que oferece o curso possui algum convênio com as desenvolvedoras de softwares para CAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *