O que faz um Ombudsman?

Ombudsman, nome usado tanto para mulheres como para homens, é uma palavra sueca com significado de representante ou agente do povo, no Brasil pode ser conhecido como ouvidor. Ele tem como tarefa investigar e reportar reclamações, ajudando a encontrar soluções. Tal cargo foi criado para fornecer proteção ao indivíduo onde há substancial desequilíbrio de poder. No começo, esse desequilíbrio acontecia entre o cidadão e o estado, mas à medida que tal papel se desenvolveu, novos setores foram abrangidos. Hoje em dia, existem ouvidores no setor público, privado e independente. Podemos achá-los em empresas, universidades, órgãos do governo etc.

Ouvidores são independentes, imparciais e fornecem serviço grátis (quando não trabalhando para setor privado). Eles investigam reclamações que não foram resolvidas pela organização alvo de queixas, como atraso não justificado, grosseria, falha em seguir procedimentos padrões, preconceito, fornecimento de informação errônea etc.

Um ombudsman lhe escuta, discute seus problemas e preocupações, identificando e avaliando junto à você opções para resolver tais problemas; Fornece informações de fontes que podem lhe ajudar; Abre portas de comunicação. Um Ombudsman não escolhe lados, mas trabalha para atingir resultados; Identifica áreas de problemas em todos os sentidos e recomenda mudanças na política da organização e procedimentos.

Uma das vantagens em se visitar um Ombudsman é sua confidencialidade, ele não lhe identificará ou discutirá suas preocupações com terceiros sem sua permissão, e pode arranjar encontros confidenciais à sua conveniência. O ombudsman trabalha na resolução de problemas baseados em princípios de justiça, independentemente das partes envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *