O que faz um oftalmologista

O oftalmologista é o médico responsável por cuidar de um dos sentidos mais importantes do ser humano: a visão. Existem muitos fatores que levam as pessoas para um consultório de um oftalmologista, como os problemas visuais da idade, os hereditários e a dificuldade de leitura.

O exame dos olhos é muito importante e deveria ser feito pelo menos uma vez por ano, independente de quem usa óculos ou não. Muitas doenças podem ser detectadas com antecedência apenas com uma consulta, evitando até mesmo as temidas cirurgias.

O oftalmologista irá realizar diversos testes visuais, verificando as doenças mais comuns, como a miopia e a hipermetropia. Algumas outras doenças apresentam sintomas oculares, como a hipertensão, diabetes, anemia, entre várias outras.

Para se tornar um médico oftalmologista são necessários vários anos de estudo e dedicação. Após o término da faculdade de Medicina, que dura em média 6 anos, é necessário cumprir uma residência de 3 anos em oftalmologia geral ou em segmento específico. Além disso, é um complemento à formação fazer cursos de Mestrado e Doutorado para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Existem muitos hospitais com oportunidades de trabalho para esse profissional, além da possibilidade de abrir o seu próprio consultório e de lecionar em faculdades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *