O que faz um oficial administrativo

Um oficial administrativo realiza tarefas administrativas dentro de uma determinada instituição, seja ela pública ou privada. Cada instituição determinará quais são as tarefas a serem executadas, mas em geral costumam ser:

  • Atividades de digitação, como elaboração de cartas, memorandos, circulares;
  • Organização de material de escritório;
  • Cotação de suprimentos para os diversos setores;
  • Arquivo de documentos;
  • Atendimento telefônico ou presencial ao público interno ou externo.

A área de administração é uma das que oferece mais opções de trabalho, por ser bastante extensa e sempre precisa de pessoas para suas diversas áreas. Um oficial administrativo também pode se locar em um setor de contabilidade, auxiliando o contador a organizar o pagamento de contas ou programando as contas e impostos a serem pagos. Também pode se locar em no Departamento Pessoal, em que auxiliará no pagamento de benefícios, no agendamento de entrevistas e na organização de arquivo pessoal dos trabalhadores.

Em geral, o cargo de oficial administrativo é dado para aqueles que passaram em concurso público e portanto, irão atuar dentro de instituições ou repartições públicas. Nesse caso, é necessário conhecer bem o Estatuto do funcionário público, assim como seus direitos e deveres. O funcionalismo público possui vantagens e desvantagens, por isso esteja ciente antes de tomar posse do seu cargo.

Para quem irá trabalhar em empresas privadas, é muito importante também conhecer a legislação da CLT para não ser prejudicado.

1 Comentário

  1. JOhnes

    3 de Fevereiro de 2015 às 15:10

    precisa de que qual curso pra ser um oficial administrativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *