O que faz um oceanógrafo

Basicamente um oceanógrafo estuda o oceano, o que abrange uma variedade de tópicos como vida e ecossistema marinho, circulação oceânica, placas tectônicas, geologia do fundo do mar, e propriedades químicas e físicas do oceano.

Biologistas marinhos estudam plantas e animais que vivem no mar analisando seu desenvolvimento, relacionamento, adaptação e interação com o ambiente. Para atingir tais objetivos realiza-se pesquisa de campo, experimentos em laboratório ou em campo e utilizam-se modelos computacionais.

Químicos marinhos estudam como correntes oceânicas movem a água do mar ao redor do mundo e afetam o clima; a composição da água do mar, seus processos e ciclos; o efeito de poluentes e impacto de ações químicas em organismos marinhos; interação química da água do mar com a atmosfera e o fundo do mar, assim como fazem identificação de fontes oceânicas de potencial benéfico que podem ter utilidade medicinal.

Geologistas marinhos exploram o fundo do mar e os processos que formam suas montanhas, cânions e vales. Através de amostras, eles analisam milhares de anos de história, podendo assim, entender o surgimento de placas tectônicas, circulação oceânica e clima. Eles também examinam processos vulcânicos, circulação hidrotermal, gênese do magma, circulação do manto e formação crustal.

Físicos Marinhos estudam as condições e processos físicos dentro do oceano, como as ondas, correntes, redemoinhos, giros e marés; o transporte de areia entre praia e oceano; erosão costeira; interações da atmosfera e do oceano; transmissão de som e luz através da água, etc.

Todos esses campos estão relacionados de certa forma, sendo assim, todos os oceanógrafos devem ter um profundo conhecimento de Biologia, Química, Geologia e Física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *