O que faz um neurocirurgião

O neurocirurgião é um médico especializado em neurocirurgia que é a especialidade médica que trata, de forma cirúrgica, doenças e distúrbios de foro neurológico.

Existe muita confusão entre duas profissões médicas relacionadas com a neurologia. Por isso, é necessário esclarecer que o neurologista trata patologias de foro neurológico que não são passíveis de cirurgia, uma vez que não tem formação cirúrgica. Já o neurocirurgião é o profissional médico especializado em neurologia e com habilitação para tratar patologias de foro neurológico passíveis de tratamento cirúrgico.

A neurologia tem como objeto de estudo o sistema nervoso, por isso as doenças e distúrbios que podem ser tratadas pelo neurocirurgião são, por exemplo, traumas crânio-encefálicos, tumores, doenças degenerativas, doenças vasculares, entre várias outras. O neurocirurgião também está habilitado para realizar cirurgias relacionadas com órgãos sensoriais (olhos e ouvidos), fazendo a substituição de órgãos não funcionais por dispositivos artificiais.

Para estar habilitado para o exercício da profissão de neurocirurgião é necessário cursar medicina e fazer residência médica de cinco anos, sendo opcional um sexto ano. Durante os anos de residência em neurocirurgia o médico que está se especializando adquire experiência nas áreas das práticas clínicas e cirúrgicas.

O seu campo de atuação no mercado de trabalho está profundamente relacionado com o ambiente médico e hospitalar, tendo em conta que toda a sua especialização é direcionada para o tratamento de patologias por meio de intervenção cirúrgica. No entanto, a investigação e o ensino também são vertentes viáveis.

2 Comments

  1. kátia Del Rey

    22 de setembro de 2013 às 12:01

    Estou fazendo uma tese a este respeito, fiquei satisfeita com o que pude encontrar aqui.
    Trouxe-me grandes esclarecimentos.
    Minha gratidão.

  2. marcelo reinehr

    13 de outubro de 2014 às 18:36

    Tenho um serio problema com hernia de disco não sei mais o que fazer vou tentar um neurocirurgião será que tem concerto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *